Você sabe o que é comemorado no próximo dia 15? O dia da figura mais importante do seu negócio, o dia do cliente! Por isso, separamos 5 dicas para ajudar a engajar seu público neste dia e também, nos que virão após.
Na economia moderna, garantir a qualidade de atendimento não é mais um diferencial competitivo e sim um requisito mínimo de sobrevivência. Aplicando as dicas, você aumentará sua competitividade, intensificará o relacionamento com seus clientes mais assíduos e ativar os menos engajados.
1. Entre em contato e seja objetivo
Deve-se manter rotineiramente o contato com a base de clientes, mas especialmente neste dia é bastante interessante dedicar alguns minutos para entrar em contato.
- Pode-se utilizar: e-mail, SMS, WhatsApp, bilhetes de agradecimento.
- Tome cuidado para que as mensagens de agradecimento tenham entusiasmo e, de preferência, que não sejam genéricas.
- Imprima o DNA de sua empresa na mente de seus clientes e personalize as mensagens.
- Evite mensagens vagas e muito amplas, a sua marca é única e merece atenção.
É oportuno atentar-se aos horários de envio de mensagens ou de ligação. Nos dias úteis, prefira horários entre 9h e 17h, já que no geral, as pessoas não costumam se interessar por material corporativo em horários não-comerciais. Claro que tudo depende do seu público e das particularidades do seu mercado.
2. Busque o fator UAU!
Uma expressão muito utilizada no mundo dos negócios, o fator UAU! descreve a sensação que os clientes têm quando uma entrega supera a expectativa no momento da ação. Várias estratégias podem ser feitas visando impressionar os clientes, como descrito neste artigo.
Você deve lembrar que a experiência é algo que está em constante evolução, por isso: busque o fator UAU! diariamente nas entregas para quem sabe receber mensagens como estas:
Exemplo prático – Gestão de Filas por nome
Um exemplo de posicionamento focado na experiência do atendimento, foi o que o Ciretran (Detran) de Criciúma em Santa Catarina realizou, ao inovar a gestão do seu atendimento presencial. Fugindo dos roteiros tradicionais, foi implementada uma abordagem personalizada: chamada do cliente pelo nome ao invés de uma senha com códigos.
Inovação com foco no cliente
A diretoria do Ciretran entende a chamada pelo nome (sem senha impressa), como uma evolução no atendimento. A reação positiva dos cidadãos comprovou que a decisão foi acertada, e o fator UAU! foi alcançado.
Com uma média de 800 atendimentos diários, dispõe de 02 recepcionistas realizando uma triagem, agilizando a entrada na fila. Isso mostra a preocupação em entregar um serviço superando expectativa, até mostrar valor na rapidez do atendimento.
Leia o exemplo prático na íntegra:
[ Destaques Specto 2019.1 – Parte 1 Responsabilidade Social e mais ]
3. Conteúdos nas redes sociais sobre o dia do cliente
Crie publicações nas redes sociais ou e-mails informativos enaltecendo seus clientes. As pessoas reagem positivamente ao serem valorizadas e lembradas de tempos em tempos. Por isso, essa data é uma ótima oportunidade de criar/compartilhar conteúdo a fim de mostrar o quanto seu cliente é querido pela empresa.
Se conseguir com o conteúdo, criar um espaço e motivação para que ele possa interagir, o resultado é ainda melhor. Porém, mesmo que não haja grande interação (como curtidas, comentários), a simples lembrança já é um ponto positivo para sua marca.
4. Gerar valor primeiro
Gerar valor para construir um relacionamento saudável com o seu público (sendo clientes ou ainda não), é uma ótima forma de atrair e nutrir potenciais clientes.
Por mais que parte do seu público possa não ser composta por clientes (ainda), o interesse na sua empresa, na sua marca, mostra que estão abertas a iniciar um relacionamento. Possivelmente, se fazer sentido para as partes, poderá entrar no seu funil de vendas e na sua base de clientes.
Ofereça vantagens exclusivas aos que fazem compras recorrentes, interagem sempre que o espaço é dado e buscam o especialista para, de fato, resolver um problema.
5. Vantagens Promocionais
Se entender que para o seu mercado, faz sentido, ofereça descontos ou promoção especial neste dia para alguma oferta (bom momento para queima de estoque). Teste o resultado, se constatar que vale a pena, estenda por uma semana.
Use conforme seu orçamento permitir, mas não deixe de oferecer vantagens para o seu público.
Gostou das dicas? Aproveite ao máximo as dicas para o dia do cliente, mas não se prenda na data, respirar ideias criativas diariamente pode ser a chave na busca do sucesso.
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