Tecnologia na sociedade: Muito tem se falado sobre o avanço da transformação digital, por conta dos acontecimentos neste primeiro semestre de 2020.
O avanço tecnológico vem acontecendo há muitos anos. No entanto, a pandemia tem sido um catalisador do mesmo, deixando ainda mais em evidência. Nós, da Specto Tecnologia sentimos orgulho em contribuir efetivamente há décadas neste processo.
No último post Destaques 2020.1 – parte 1, abordamos as ações que realizamos, internamente e em prol da sociedade, no combate ao novo coronavírus. Agora vamos apresentar a segunda parte, trazendo as implantações tecnológicas que foram destaque no mesmo período.
DataFaz® DCIM na Câmara dos Deputados – DF
Um dos maiores destaques deste semestre foi a implantação da solução DataFaz® DCIM para Gestão e Monitoramento dos data centers da Câmara dos Deputados em Brasília.
O órgão precisa de grande segurança de dados e informações em seus data centers. Afinal, trata-se de um ponto base para desenvolvimento da sociedade brasileira, já que as leis e até a constituição do país se iniciam ali.
É uma honra servir à sociedade brasileira, com tecnologia nacional. Realizando esta implantação, além de ganhos técnicos, a Câmara também obtém economia de energia, segurança das informações e a maior disponibilidade de operação de seus Data Centers.
O projeto de implantação de um DCIM na câmara começou em 2015. Ao vencer a licitação (em 2020) e implantar esta solução, concorrendo com grandes empresas Norte Americanas e Francesas, só podemos estar muito orgulhosos deste magnífico trabalho da equipe Specto.
Sim, nós brasileiros, podemos desenvolver e aplicar tecnologias tão bem como qualquer multinacional estrangeira. Como única empresa fabricante nacional, de equipamentos e softwares DCIM, temos a certeza que não só atendemos a expectativa da Câmara dos Deputados, abaixo, como a superamos:
– Redução do tempo de interrupção no funcionamento dos data centers;
– Antecipação de falhas iminentes;
– Agilidade na operação;
– Otimização no uso dos espaços dentro dos racks e na sala;
– Aumento da segurança física;
– Registro de todos eventos que afetam a operação dos data centers;
– Melhoria na eficiência energética.
Projetos como este nos desafiam e nos fazem trabalhar na superação dos percalços inerentes. Trabalhamos, dia a dia, com muito afinco, para concretizar muitos outros. – Leônidas Vieira Júnior, Presidente da Specto Tecnologia
A robusta estrutura que recebeu a implantação do sistema está dividida em 2 Data Centers (CETEC Norte e CETEC Sul). Veja os detalhes:
- Nº de ativos (servidores, storages, switches) = 391
- Nº de integrações (facilities) = 2 GMG, 2 UPS, 15 QP (multimedidores), 1 central água gelada/gás, 8 QP (contato seco) ar condicionado = 28
- Nº de sensores e dispositivos = 75
- Nº de dispositivos de controle de acesso e câmeras = 30
- Quantidade de cabos UTP Cat. 6, utilizados = 4500 m (cabeamento estruturado).
Portanto, através deste monitoramento adequado, é melhorada a eficiência energética do ambiente de missão crítica e são mitigadas as situações de risco. Consequentemente, representa também uma diminuição de despesas com reparos, evitando também desperdício de energia.
“O Datafaz® DCIM, a oportunidade que trabalhamos na idealização da solução para Gestão da Infraestrutura do Data Center, representa uma vitória da tecnologia nacional. Permite ao órgão a economia de energia, a segurança das informações e a maior disponibilidade de operação de seus Data Centers. É um dos maiores cases de negócio para a implantação de Solução única de DCIM, do Brasil.” – Márcio, Gestor de Contas da Specto Tecnologia
Possibilitar o bom funcionamento deste ambiente de grande importância e relevância, e melhorar sua segurança, é uma forma de contribuição da tecnologia na sociedade como um todo.
Na Mídia: [ Aranda Editora destaca case DataFaz DCIM na Câmara dos Deputados ]
QUALPROX® CORPORATE no Banco BMG
Outro grande destaque deste semestre foi a implantação do QUALPROX® Corporate nas agências do Banco BMG abrangendo as 5 regiões do país.
Em cada agência, o ambiente é equipado com Totem touchscreen de 15″ (TES Touch 15″) e 02 TVs equipadas com a tecnologia do Gestor de Conteúdo. Ou seja, aproveitando a atenção do cliente, a agência informa o andamento das filas e exibe propaganda dos produtos e serviços prestados pelo banco na mesma tela.
A entrada do BMG no rol de clientes da Specto, é uma ótima notícia. A linha de soluções QUALPROX ®, focada em prover o melhor atendimento presencial do mercado, vai total de encontro à missão do banco, de popularizar as soluções financeiras no Brasil.
O banco é exemplo de empreendedorismo brasileiro, com mais de 89 anos de história e que continua se reinventando para proporcionar a melhor experiência aos clientes. – Leonardo Lino Vieira, Diretor de Mercado e Inovação da Specto Tecnologia
O avanço da tecnologia na sociedade – Municípios otimizam sua Gestão de Atendimento
Se os exemplos anteriores podem contribuir em maior escala, num âmbito nacional, também vale destacar implantações regionais em gestão de atendimento:
QUALPROX® na Prefeitura Municipal de Imbituba – SC
Neste período, a Prefeitura de Imbituba (SC) iniciou a Gestão de Atendimento com o QUALPROX® Corporate. Nessa nova experiência de atendimento, o cliente seleciona o serviço em um dos totens TES Touch 10″ e se auto-insere na fila correta.
O cliente então acompanha o andamento das filas através de 05 diferentes TVs espalhadas pela prefeitura, que realizam o acompanhamento e chamada de vez, mas também exibem vídeos institucionais referente a cidade de Imbituba, quando configurado para tal.
O destaque fica para o uso criativo da gestão do atendimento prestado à população, junto ao apoio a cultura local e divulgação de informações importantes aos cidadãos.
QUALPROX® na Prefeitura Municipal de Itapevi – SP
Na Prefeitura de Itapevi (SP) foi ativado o módulo agendamento web, para que a população possa pré-agendar seus atendimentos remotamente, via internet.
A prefeitura já realizava a sua gestão de atendimento presencial com o QUALPROX® desde 2019 e agora, além da renovação, o sistema opera ainda mais completo. Dentre outros ganhos, agora os gestores podem limitar o período de novos agendamentos de acordo com os recursos disponíveis, como a quantidade de atendentes, por exemplo. Assim, evitando eventuais transtornos e possibilitando a rápida adaptação para os momentos do dia com mais ou menos movimento no local.
Da mesma forma, a tecnologia touchscreen permite que todos os serviços de atendimento oferecidos pela prefeitura fiquem disponíveis e organizados nos dos dois totens TES Touch 15″ na entrada da prefeitura. O que permite as pessoas agendarem atendimentos sem auxílio de terceiros.
Neste ponto, vale ressaltar que estas medidas citadas estão em demanda crescente por apresentarem maior segurança contra doenças transmitidas por contato físico e aproximação de pessoas.
Ainda sobre agendamento, outro ótimo exemplo é o CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Neste período, o órgão também solicitou a ativação do módulo de agendamentos via web, para que os médicos possam agendar seus atendimentos online, evitando aglomerações.
Tecnologia na sociedade: O que esperar do segundo semestre?
Diante das incertezas perante os acontecimentos do primeiro semestre, nós mantemos nosso propósito em continuar provendo tecnologias que beneficiam a sociedade e as organizações.
Porque em tempos conturbados ou mais serenos, a sociedade como um todo continua sua evolução e queremos auxiliar neste caminho, independente dos obstáculos que aparecem.
Caso ainda não tenha conferido, acesse a parte 1 dos destaques, onde falamos das ações contra o coronavírus dentro da empresa e as externas, em prol da sociedade a qual sempre estamos dispostos à ajudar. Para conferir, basta clicar aqui.
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- lustração: Thiago Marçal
- Direção: Leonardo Lino Vieira