O mercado de Data Centers vem crescendo globalmente nos últimos anos. A verdade é que a pandemia apenas acelerou um processo cada vez mais evidente: o uso em larga escala da Internet para resolver problemas cotidianos até então distantes na vida de muitas pessoas. O Brasil é o principal mercado de Data Centers da América Latina, reunindo 17 provedores terceirizados operando 44 instalações. Os dados são da Reportlinker.
De acordo com a revista Data Centre Magazine, o Brasil é o único país da América Latina a figurar no ranking mundial no mercado de data centers.
O QUE É UM DATA CENTER?
Um Data Center é um local criado para armazenamento de dispositivos com funções de conservar os dados de uma empresa. A depender do tamanho da organização, pode haver dezenas, centenas ou milhares de servidores, bancos de dados, roteadores e switches.
A escolha de cada componente que vai fazer parte do Data Center está intimamente ligada com as necessidades e a demanda de processamento que a empresa possui. Obviamente, a organização deve contar com uma equipe especializada para a execução de um projeto dessa importância. No entanto, existem consultorias capazes de realizar esta tarefa.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM DATA CENTER PARA A SUA EMPRESA?
Nos Data Centers estão reunidos os recursos de suporte de todas as atividades de uma empresa, incluindo os seus departamentos, produtos, serviços e processos. O equipamento é um centro de processamento de dados importantes para manter as funções corporativas em funcionamento e proteger todas as informações, redes, sistemas e máquinas que compõem as operações.
O conjunto de tarefas reunidas no Data Center pode incluir e-mails, uso de ferramentas de gestão e relacionamento, banco de dados, ERP (Sistemas de Gestão Empresarial), Big Data, serviços de colaboração, inteligência artificial, entre outras.
É importante ressaltar que os Data Centers podem realizar operações das mais simples às mais complexas.
BRASIL COMO O DESTINO PREFERIDO DOS GESTORES DE DATA CENTERS
Parece algo óbvio, mas o Brasil é o país mais populoso da América Latina, com mais de 210 milhões de habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui quase 25 habitantes por quilômetro quadrado. As empresas cloud service precisam estar perto dos seus usuários.
A latência, ou seja, o tempo em que os dados levam para viajar da origem ao destino, é outro fator importante. Fica mais fácil instalar um Data Center em um país que atenda a sua população e também a de países vizinhos.
Outra característica relevante que faz do Brasil o principal mercado de Data Centers da América Latina é a natureza geomorfológica e geológica. Esses atributos tornam o país um paraíso para os Data Centers, devido ao baixíssimo risco de desastres naturais, sendo uma vantagem na implantação de um Data Center.
Um dos principais atrativos do país para o mercado de Data Centers é o fato de haver instalações que incluem colocation, telecomunicações e provedores de serviços, credenciados pelo Uptime Institute Tier III. Este certificado garante o funcionamento ininterrupto do Data Center, evitando que ele seja desativado por Downtime, por exemplo.
A credibilidade conquistada pelo Brasil no que diz respeito ao tratamento de dados é outro fator que conta a favor. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) consolidou a segurança das informações.
Por fim, a chegada da tecnologia 5G deve implicar em um aumento considerável de tráfego de dados gerado pela Internet das Coisas (IoT), realidade virtual, realidade aumentada e Big Data.
Todos esses indícios apontam para uma só direção: os investimentos em mais espaços de armazenamento ficarão ainda mais fortes e evidentes.
UMA SOLUÇÃO EFICAZ DE SEGURANÇA AMBIENTAL AO SEU DATA CENTER
Não dá para pensar em uma expansão de Data Centers no Brasil sem antes estudar a segurança das instalações, seja na camada física ou na de aplicações.
O DataFaz DCIM foi criado com a visão de, em uma única ferramenta, monitorar e gerenciar o Data Center em sua Camada Física (infraestrutura, ambiente, energia, segurança) e na Camada de TI e Aplicações (gestão de espaços e ativos, simuladores, gráficos, análises, alarmes).
A solução engloba o monitoramento de energia (tensão, corrente, potência, circuitos on-off), de umidade, fumaça, poeira, temperatura, infiltrações de água, inundação, controle dos acessos (portas, racks, emissão de senhas) e sistema CFTV (circuito fechado de TV).
Fale com um especialista da Specto Tecnologia e saia na frente para dar segurança ao seu Data Center
O post O Brasil como o principal mercado de Data Centers da América Latina apareceu primeiro em Gestão de Data Center.
Source: Gestão de Data Center