No último post você pode ver o Impacto do coronavírus em data centers do Brasil e do mundo. Hoje, você vai acompanhar as principais ações que devem ser tomadas para minimizar o risco da COVID-19 em Data Centers e demais ambientes de missão crítica.
Gestão e Liderança para minimizar o risco da COVID-19 em Data Centers
O papel dos líderes em um momento como este é muito importante. Apesar dos profissionais em data centers serem preparados para lidar com extremo risco e mudanças repentinas, a COVID-19 pode exigir ainda mais da gestão.
A comunicação é sem dúvida a principal arma do gestor para passar por este momento delicado e minimizar o risco da COVID-19 em Data Centers.
As pessoas vêm em primeiro lugar e cabe ao gestor manter, quanto ao trabalho, a segurança da sua equipe para que a qualidade se mantenha, mesmo com novos procedimentos sendo aplicados para se adaptar à situação.
Portanto, informação e orientações precisas são fundamentais para que o líder obtenha sucesso:
- Oriente sobre novos processos e procedimentos;
- Informe sobre os planos da empresa com frequência;
- Divulgue as novas normas, políticas, processos e procedimentos adotados pela empresa por conta da situação;
- Compartilhe atualizações de notícias para manter a equipe informada sobre o status atual da pandemia e as melhores práticas para manter um ambiente de trabalho seguro;
- Para as notícias use somente fontes confiáveis.
Estas ações reduzem o estresse e o medo pelo desconhecido, que impactam diretamente no desempenho de suas equipes. Muito importante, e que também faz parte da comunicação, é ouvir as pessoas da sua equipe. Tenha escuta ativa e não negligencie este ponto.
Estrutura física da empresa
A Uptime Institute, referência internacional em infraestrutura digital, recomenda algumas ações para minimizar o risco em missões críticas:
1. Planejamento
É extremamente recomendado que se desenvolva um plano específico para a pandemia que deve incorporar uma resposta em camadas, identificando as ações a serem tomadas em cada nível.
A maioria das organizações possui um plano que vai desde a tomada de precauções simples até, na pior das hipóteses, um desligamento completo do local com transferência de aplicativos e operações críticas para outro local de backup.
O plano deve considerar situações em que os funcionários possam não conseguir acessar ou sair do local em pouco tempo.
2. Redobre atenção na alteração de demanda e nos seus clientes
Como é possível ver no último post, você precisa levar em consideração em como o tráfego de internet está sendo impactado pela COVID-19. Portanto, há uma grande necessidade de manter contato com seus clientes para saber como eles estão sendo impactados e avaliar ações que podem ser tomadas.
3. Estoque: Recursos podem estar limitados
Também é muito recomendado que você preste atenção nos recursos que recebe e antecipe eventuais problemas na entrega de produtos, desde desinfetante para a limpeza dos locais de trabalho até componentes eletrônicos, que como também pode se ver no último post, a quarentena na China afetou bastante as fábricas e consequentemente as entregas.
4. Estabeleça protocolos de segurança à saúde
- Distribuir máscaras para as pessoas quando elas entram no data center;
- Usar termômetros sem contato como parte dos procedimentos de acesso;
- Ter um processo de mudança de turno que permita a rotatividade de funcionários à distância;
- Criar uma lista de verificação de limpeza para a equipe recebida.
“Uma opção interessante para aqueles que possuam dispositivos de controle de acesso flexíveis ao data center é alteração da forma de requisição de acesso para tecnologias touchless, como o RFID (cartões de identificação por rádio frequência). Dessa forma, diminui-se o contato físico entre as pessoas e o ambiente, aumentando a segurança dos profissionais envolvidos.” – Renata Faraco, Gerente de P&D da Specto Tecnologia
5. Implemente o monitoramento remoto do seu Data Center (independente do tamanho)
Parte dos Data Centers ainda realizam de um monitoramento 100% presencial, dependendo da presença física de pessoas, porém o monitoramento remoto é extremamente eficaz. Além de obter os dados em tempo real, em qualquer lugar, é possível realizar diversas operações remotamente, como avisar a equipe de manutenção para uma ação em um equipamento específico.
Isso garante mais segurança para as pessoas, para o próprio data center e consequentemente seus clientes.
6. Intensifique as ações de limpeza
À essa altura você já deve saber que a higienização é uma das grandes forças de combate ao coronavírus. Por isso, além das ações de higiene pessoal amplamente recomendadas:
- Reavalie o número de vezes que a limpeza é executada nos setores da empresa.
- Disponibilize álcool gel por todo o complexo.
- Coloque placas de aviso que lembre as equipes dos cuidados necessários.
Conclusão
O objetivo não é apenas tomar as ações certas, mas também evoluir a maneira como a sua equipe enxerga as dificuldades que estamos enfrentando. É sobre adquirir novos hábitos e evitar possíveis contaminações ou infecções, sem perder qualidade no serviço.
As informações deste post podem ser encontradas no webinar realizado pela Uptime Institute e no arquivo de colaboração com diversas informações de diferentes áreas sobre a pandemia de COVID-19, chamado de “Coronavirus Tech Handbook”.
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Escrito por: Leo Gustavo Mohr. Contribuição: Renata Faraco. Ilustração: Thiago Marçal da Silva. Revisão: Leonardo Lino Vieira
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